“Larry Crowne”, não vou ver porque já vi, e você também, olha só

Outro dia descobri que existia um filme chamado Larry Crowne, com Tom Hanks e com Julia Roberts, que ainda vai estrear. Ou já estreou. Sei lá. Só de ver as fotos na IMDB, eu já sabia que já tinha visto o filme. Inúmeras vezes. E você também.

Eu sou tão fofinho

Tom Hanks é demitido. Olha só que sujeito adorável. Que boa gente. Que gente como a gente, não é mesmo? Quem poderia demiti-lo? Só as malvadas forças do capitalismo. Mas elas não perdem por esperar. Ele vai transformar essa derrota no início de uma grande jornada!

Eu só estou tentando entender alguma coisa, sinceramente

Tom Hanks vai então para a faculdade. Parece que no filme ele é demitido porque não tem diploma. Então ele vai se se aventurar no conhecimento. Vejam que contraste, um pobre funcionário de loja ao lado de estudantes cheios de energia! Mas quem disse que agora é tarde? Nunca é tarde para começar os estudos!

O olhar de Palas Atena que nos guia para o infinito

Julia Roberts é a professora. Porque, claro, todo mundo já teve uma professora como a Julia Roberts. Essa mulher cheia de amor e de sabedoria. Que sonha com o progresso do ser humano. Que estende a mão aos alunos com dificuldades. Que vê o diamante na pedra bruta.

Que metido!

Tom Hanks fica metidão. Passa a ler livros. “Quem é você? Você acha que é melhor do que a gente! Eu, hein! Só porque agora faiz facurdade tá todo se querendo!”

Eu me relaciono bem com aqueles que não têm medo do NOVO

Mas a juventude entende Tom Hanks. A juventude ainda não se entregou ao automatismo do cotidiano. A juventude tem curiosidade! Tom Hanks só pode se relacionar com aqueles que não têm medo de viver a vida em sua plenitude e que estão abertos para o mundo.

Na garupa da motoca

Isso não significa que Tom Hanks se distanciou dos pequenos prazeres da vida. “Dona Fessôra, a sinhoura conhece esses livro tudo aí, mas precisa sentir o ar batendo no seu rosto quando anda de motoca!”

Ah, moleque!

“Ah, moleque! Se eu soubesse que na faculdade tinha a Julia Roberts, eu ia lá também! Agora eu tô entendendo esse negócio aí de livro!”

Minha lição de vida

“Pois é, galera. Eu entrei aqui e não sabia que seria essa aventura. Que minha mente se abriria e que eu iria encontrar tantas pessoas maravilhosas. Especialmente a Fessôra Julia Roberts. Eu acho que todo mundo deveria fazer faculdade. O que eu aprendi aqui não foi só para ganhar notas. Foi uma verdadeira LIÇÃO DE VIDA.”

Autor: Pedro Sette-Câmara

www.pedrosette.com