Não temam o socialismo

Eu não tenho medo do socialismo. Ele é impossível; ele nunca acontecerá. O que me dá medo é o que acontece quando tentam implementá-lo.

Mesmo que você ache que o socialismo é impossível, eis uma mera lei da natureza; aliás, uma lei natural da sociedade. Não é possível criar uma nova sociedade sem destruir a sociedade atual. Não é possível remover qualquer espécie de amarra social sem aumentar a violência aleatória. É verdade que toda sociedade (excetuando, talvez, mosteiros em que as pessoas sejam santas) é estruturalmente violenta e que alguém está pagando a conta enquanto outros estão comendo. Também é verdade que o máximo que se pode fazer é minimizar isso. E também é verdade que, quando você tentar acabar com essa violência estrutural, vai libertar a violência aleatória, difusa, atomística, individualizada.

Não digo nada disso por ser politicamente liberal e moralmente conservador. É só me mostrarem quando foi que a promessa da nova sociedade foi realizada, e como obtê-la sem o sangue de muita gente.

Notícia via Claudio Shikida.

Autor: Pedro Sette-Câmara

www.pedrosette.com