Eis que darei aulas de literatura em São Paulo

O Indivíduo continua em obras.


Aquiles

Caríssimos leitores: durante anos você e eu sonhamos em fazer um bom curso voltado para aquilo que os americanos chamam de “grandes livros”, um curso que faríamos por interesse pessoal e não para melhorar na profissão, pensando não em notas mas no verdadeiro aprimoramento. Ok, eu fiz um pouco disso no ano em que estudei na NYU; mas não tanto quanto gostaria.

Pois agora sucede que vou participar de um curso destes – mas como professor, ou tutor, ou orientador de leitura. Não posso fingir que não fico até emocionado, porque acho que o empreendimento é histórico – e espero que logo vejamos o Aristoi seguindo esses passos – e que será muito benéfico, como já tem sido benéfico para mim.

Basicamente, algumas pessoas vão se reunir, motivadas pelo interesse pessoal, para falar de clássicos da literatura. Vamos ler a Ilíada e a Odisséia, e alguns clássicos do teatro grego. A abordagem será muito simples: ficar o mais perto possível do texto. Como talvez só eu tenha algum domínio do idioma original, obviamente vamos usar as traduções portuguesas disponíveis. Vou falar da composição dos textos, usando ao máximo aPoética de Aristóteles, e vamos tentar entendê-los como se estivessem vivos; por isso, o mais certo seria dizer que vamos tentar fazer com que os textos nos expliquem.

Serão 10 aulas em dez quintas-feiras. Há também outros cursos. Você pode fazer sua pré-inscrição pela internet.

Autor: Pedro Sette-Câmara

www.pedrosette.com