Antonio Fernando Borges chega à web

O autor dos melhores romances brasileiros dos últimos tempos, Brás, Quincas & Cia e Memorial de Buenos Aires, finalmente tem um lar na web.

Lembro perfeitamente daquele fim de 2002, início de 2003, quando iniciava o primeiro mandato de Lula, e Brás, Quincas & Cia captou perfeitamente meu estado de espírito…

Um dos melhores momentos do blog recém-nascido:

Já faz tempo que as crianças e os jovens são mais e mais atraídos pelas promessas fáceis de uma cidadania feita só de direitos e exigências, para serem supostamente atendidas por um mundo inteiro posto a seus pés. Rigores escolares são afrouxados, a autoridade familiar é destronada em nome da supremacia do grupo – e do conjunto hierarquizado de valores morais, sociais e artísticos que constituíam a Ordem indispensável, sobrou o quê? Só estilhaços.

* * *

Os maus frutos dessa seara daninha começam a se multiplicar por todos os lados: são bailarinos pobres da Rocinha, batedores de lata miseráveis de Vigário Geral, ou grafiteiros carentes do Pelourinho – todos absurdamente convencidos, por juízes da infância e por milionárias ONGs internacionais, de que seu trabalho vale tanto quanto o de Balanchine, Beethoven e Leonardo da Vinci. Debruçar-se sobre o estudo da verdadeira Arte para afinal aprender? Nem pensar! Trabalhar, para o auto-sustento ou para auxílio da família? É crime!, ou pelo menos assim prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Autor: Pedro Sette-Câmara

www.pedrosette.com