Esmola para os ricos

Até Olívio Dutra ? leiam bem: Olívio Dutra, aquela ridícula figura criptostalinista ? pode vir a beneficiar-se dos programas do Governo Federal. Até esse sujeito vem crescendo nas pesquisas, e tem chances de derrotar Yeda Crusius amanhã, para reinstaurar a República Socialista do Rio Grande do Sul, doença da qual os gaúchos já pareciam ter-se livrado.

Mas não é para menos. Lembrem-se de que, logo que anunciado o 2º turno, Lula apressou-se em comprar o apoio de Blairo Maggi e anunciar benefícios para agricultores, de modo a recuperar os votos que perdera no Centro-Oeste.

Do mesmo modo, na última semana, o Ministro Guido Mantega anunciou “apoio” para produtores de calçados, um dos setores do Sul mais afetados pela política econômica lulista.

Eis aí parte da explicação para o ressurgimento de Olívio, além de uma campanha focada na obtenção dos votos dos funcionários públicos?

Pode ser. Não é só a população pobre que está atrás de um cartão do Bolsa Família. Não há nada que comova tanto um empresário brasileiro quanto uma benesse estatal.